Imagem

Uma Carona e Um Bom BlaBlaBlá

Os apps estão revolucionando todos os segmentos de nossas vidas, principalmente a mobilidade urbana. O Uber, por exemplo, veio como uma opção ao tradicional serviço de táxi e trazendo, entre muitos outros benefícios: o acesso ao serviço para todas as classes sociais, a diminuição de carros nas ruas, mens poluição, melhor aproveitamento do combustível e a criação de um novo mercado de trabalho.
Por questões pessoais, eu não dirijo e, devido aos altos custos dos táxis, sempre alternei o uso dos mesmos com o transporte coletivo que, diga-se de passagem, em 99% das cidades brasileiras é muito ruim. No meu pequeno universo particular, o Uber foi uma grande e positiva revolução.
Isso atingiu também pessoas que sempre tiveram carro. Eu mesmo conheço algumas pessoas que já venderam seus carros e alugaram suas vagas de garagem para outros e hoje só se locomovem de Uber. Além da economia (os custos com manutenção, impostos, seguro, abastecimento e estacionamento) eles ainda faturam alugando suas vagas de garagem para outros. E o fato de não precisar dirigir no transito caótico das grandes cidades é, definitivamente, um grande atrativo.


Outro dia um jovem motorista de Uber me deu uma dica para viagens a longa distância, o BlaBlaCar, uma comunidade mundial de caronas compartilhadas e que funciona através de um app.
Eu nunca tinha ouvido falar do BlaBlaCar mas em uma pesquisa rápida no Google descobri que essa ideia nasceu em 2003 na França, criada por Frédéric Mazzella, e foi fundada em 2006 como empresa. Rápidamente o BlaBlaCar conquistou milhões de usuários em toda a Europa, se espalhando depois para outros continentes.


Hoje a BlaBlaCar está em mais de 22 países e abrange mais de 40 milhões de usuários. No Brasil o serviço foi lançado oficialmente em 2015 e, mesmo sem muita divulgação, já tem um grande número de usuários, principalmente pessoas que conheceram o aplicativo em viagens por outros países.
No Brasil, principalmente, a palavra carona carrega um estigma de prática arriscada mas o BlaBlaCar é um sistema onde tanto o caronista quanto o caroneiro são obrigados a se cadastrar fornecendo o máximo de informações pessoais possíveis, incluindo perfil no Facebook e ambos recebem uma tabela de pontuação.


Resolvi experimentar o aplicativo para uma viagem a São Paulo em um sábado a noite. Me cadastrei, solicitei o trajeto e apareceram duas opções em horários diferentes. Optei por uma que saia mais próximo ao horário que eu desejava. Como era a minha primeira viagem e minha pontuação era zero, o caroneiro solicitou ainda mais informações antes de confirmar a viagem.
Essa minha primeira experiência com o BlaBlaCar foi incrível. O caroneiro era um jovem professor universitário e no carro estava também uma garota que retornara a pouco da França, onde ficou 1 ano estudando francês. O custo da viagem: Apenas R$ 10,00, ou seja, metade do custo da viagem pela Viação Cometa.


Como benefício extra, a oportunidade de conhecer pessoalmente gente interessante. O bate papo durante todo o trajeto foi super agradável e me fez lembrar que é em viagens, segundo os especialistas em comportamento, que ficamos mais abertos para conhecer pessoas e trocar experiências, e é daí que vem o nome do aplicativo.

https://www.blablacar.com.br/

Deixe um comentário